"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35) "Onde estiverem reunidos, em Meu nome, dois ou três, lá estarei no meio deles." (Mateus 18:20)

Translate


Pesquisar

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O que você encontra no Centro Espírita

Antes de emitirmos uma opinião sobre algum assunto, sempre é necessário termos conhecimento acerca daquilo que falaremos. Caso contrário, estaremos levando uma desinformação a quem nos escuta.
     Quando o assunto é religião, o caso se complica mais. Isso porque, ao lado de nosso parecer, trazemos emoções muito fortes, que podem dar uma visão distorcida a respeito do que falamos. Muitas pessoas têm uma idéia errada sobre o que é a Doutrina Espírita, ou Espiritismo. Devido a um erro que a própria imprensa comete, rotula-se como espírita ou praticante do Espiritismo toda pessoa que de alguma forma diz ter contato com o mundo espiritual. Assim, cartomantes, ledores de sorte, jogadores de búzios, adeptos da Umbanda, Candomblé e demais religiões afro-brasileiras são colocadas como espíritas, o que não é verdade.
      Quem criou estas duas palavras, espírita e espiritismo, foi o organizador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, na França, em 1857.
       Apossar-se indevidamente delas é má fé, já que para ser adepto da Doutrina Espírita ou praticante do Espiritismo a pessoa tem que seguir e aceitar os princípios básicos contidos nesta religião filosófica-científica: A existência de Deus, da vida espiritual (da qual o Mestre Jesus sempre falou), da comunicação com os espíritos e a sua interferência em nossas vidas, da reencarnação e da Lei de Causa e Efeito, onde tudo o que fizermos ao próximo retornará a nós mesmos.
         Estes princípios estão contidos nas Obras Básicas da Doutrina Espírita: O Livro dos Espíritos; O Evangelho Segundo o Espiritismo; O Livro do Médiuns; O Céu e o Inferno; A Gênese. Livros estes que têm como base os ensinamentos de Jesus Cristo, pois a Doutrina Espírita é essencialmente Cristã, tendo por lema: Fora da Caridade não há salvação.
         Quando alguém se diz espírita, mas não segue estes princípios citados ou não se pauta pela conduta expressa nestes livros, com certeza não é um adepto do Espiritismo. Mesmo que escreva na frente de seu local de atendimento: "Tenda espírita", "Médium espírita", "Local de Espiritismo" ou coisas do gênero.
           A vulgarização que deram a estes dois termos, espírita e espiritismo, fez com que se tenha uma idéia errada sobre o que você irá encontrar em um Centro Espírita. Nele, não há pessoas com roupas especiais ou de determinadas cores; não há rituais, velas, imagens; não há adivinhações, numerologias ou promessas; não há sacrifícios de  animais; não há cartas; não há cobrança de dinheiro, em hipótese alguma. O que há no Centro Espírita são pessoas dispostas a lhe ajudar no seu problema emocional, espiritual, familiar, de saúde. A única coisa que lhe é cobrada é a sua boa-vontade em procurar ser melhor com você mesmo e com o seu próximo.
           Na Casa Espírita são feitas palestras sobre os temas que envolvem o Evangelho de Jesus, a Doutrina Espírita e os problemas cotidianos. A orientação para que possamos viver melhor é o objetivo destas explanações.
           Há o passe, que nada mais é do que a transferência de energias boas do passista e da espiritualidade superior para o receptor. Podemos observar nos Evangelhos que Jesus, sempre que curava, estendia as mãos sobre a cabeça do necessitado, transmitindo-lhe bons fluidos. Isso é o passe, sem necessidade de barulho ou fórmulas mágicas. Apenas fé e oração em pensamento.
          Você também encontrará uma biblioteca com variados livros espíritas, que poderão ser companheiros inseparáveis no lazer e no aprendizado. Em muitos Grupos Espíritas há um horário para a orientação particular a pessoas necessitadas. Trabalhadores da casa, bem preparados para isso, tentarão mostrar o caminho do equilíbrio e como superar as dificuldades. Para isso, não precisarão estar incorporados por Espíritos. Apenas estarão seguindo aquilo que aprenderam com a Doutrina Espírita.
          Na parte assistencial, você terá contato com campanhas que visam levar alimentos, remédios e auxílio aos mais necessitados, mas não deixando de dar aos mesmos o verdadeiro pão da vida: os ensinos de Jesus. Enfim, o Centro Espírita é uma casa religiosa, que busca, como toda religião verdadeira, trazer paz e amparo para aqueles que crêem em algo mais que a matéria.
         Não se deixe enganar por quem fala o que não conhece. Vá a um Centro Espírita próximo de sua casa e conheça um pouco mais desta  doutrina.  Ela lhe trará a explicação que você tanto procura para sua vida!
1
Jornal Boa Nova
Banco de Dados
Texto: BN01-17
Título: O que você encontra no Centro Espírita
Autor: A Redação
Edição: 17 - Março - Abril de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário