"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35) "Onde estiverem reunidos, em Meu nome, dois ou três, lá estarei no meio deles." (Mateus 18:20)

Translate


Pesquisar

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

“Senhor” significa que Jesus é Deus?

O título “Senhor” significa, como querem os trinitaristas,  que Jesus é Deus? Claro que não, a palavra grega kurios é um título masculino de respeito e nobreza, usado várias vezes no Novo Testamento. Não se pode dizer que Jesus é Deus só porque é chamado de Senhor. Donos de propriedade(Mateus 20:8), chefes de família (Marcos 13:35), donos de escravos (Mateus 10:24), maridos (1 Pedro. 3:6), o imperador romano (Atos 25:26), autoridades romanas, muitos foram chamados de "senhor"(kurios). Também um filho chama seu pai de "senhor" em Mateus 21:29. E Atos 2:36 está escrito "Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. ". Se Deus fez de Jesus um Senhor, então ser Senhor nem sempre significa ser Deus.
"Senhor" quando se refere ao verdadeiro e único Deus no Velho Testamento é "Yahweh" ou "Adonai" e Jesus nunca foi chamado assim e a prova disso vemos neste versículo:     "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te ã minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. " (Salmos 110:1).
Dizem que nesse versículo estaria a comprovação da Trindade. Ao contrário, é uma prova contrária. O primeiro "Senhor" no hebraico é adonai, de fato um dos nomes usados pelos hebreus para o verdadeiro e único Deus, como "Yahweh". Mas na segunda vez a palavra muda para "adoni", que jamais é usada para Deus, mas para homens e anjos, como em Ex. 21:5, 1 Sam. 30:13-15, Gen. 18:12, 2 Sam. 11:11 e vários outros exemplos. A palavra mudou para "adoni" justamente porque Jesus não é Deus e nunca foi, encerrando de vez o assunto.
A “International Standard Bible Encyclopedia” diz: "A forma ADONI (“meu senhor”), um título real (1 Sam. 29:8), é diferente do título divino ADONAI ("meu Senhor") usada para Yahweh".
  É falso, portanto,  o argumento de que Jesus é Deus por ser chamado de Senhor, já que Jesus jamais foi chamado de "adonai" ou "Yahweh".  Escreveu Paulo: "todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. " (I Coríntios 8:6). Então, segundo a língua grega, Senhor nem sempre é Deus. Conforme entendido no Espiritismo, Jesus é o Senhor do nosso planeta, o dirigente da Terra, mas não Deus.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário