"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35) "Onde estiverem reunidos, em Meu nome, dois ou três, lá estarei no meio deles." (Mateus 18:20)

Translate


Pesquisar

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tomé achava que Jesus era Deus?

Outro versículo muito citado pelos que defendem a idéia da Trindade é João 20:28, onde Tomé diz, após ver Jesus ressuscitado: "Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!". Isso significa que Jesus é Deus, o "Jeová" dos Judeus? Claro que não.  No mesmo capítulo onde Tomé diz isso, Cristo diz a Maria Madalena: "Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.". Então, se há o Deus de Jesus e Jesus é Deus, há uma hierarquia de deuses? Trinitaristas são politeístas ?
Jesus  não é o Deus Criador do Universo, o Deus eterno, mas alguém com divina autoridade, um enviado de Deus, e para homens assim a palavra grega "theos" sem artigo definido e a hebraica "elohim" foram muitas vezes usadas e ninguém mais do que Jesus até hoje mereceu ser chamado assim.
A palavra "deus" aparece umas 1200 vezes no Novo Testamento, mas, tanto no grego quanto no hebraico, "deus" tem vários significados. No Velho Testamento, "elohim"("deus" ou "deuses", singular ou plural) foi usada com Abraão em Gênesis 23:6: "Ouve-nos, senhor(elohim); príncipe de Deus és tu entre nós". Observe que o "senhor" tem "s" minúsculo aqui. Se fosse Jesus,  os tradutores seriam tendenciosos como sempre e usariam um "S" maiúsculo na hora de traduzir.  Em Êxodo 7:1 lemos que Deus fez de Moisés um "deus" diante do faraó.
   O termo "elohim" também se refere aos juízes de Israel(Êxodo. 22:9, 28),  anjos, etc. Quando Jacó lutou com "Deus" (leia Oséias 12:4 e também Gênesis 16:7-13), na verdade foi com um anjo(um espírito).  Pessoas que fazem grandes feitos são apontadas como "deus"(elohim) por Yahweh (Javé ou Jeová, nome do Deus no Velho Testamento).
   No grego, a palavra "theos" também é muito abrangente. A língua grega usa a palavra "theos" para se referir ao Pai, mas também para outras autoridades, e até mesmo Satanás(II Coríntios 4:4) e deuses falsos(I Coríntios 8:5). Também serve para homens com grande autoridade: João 10:34-35; Atos 12:22. Quando o Novo Testamento foi escrito, os manuscritos gregos eram escritos com letras maiúsculas. Não havia maiúsculas e minúsculas como hoje. Então, a distinção entre "Deus" e "deus" não podia ser feita, e depende do contexto na hora de determinar se é "Deus" ou "deus". No grego não há artigo indefinido ("um", "uma"). Por isso, quando se refere a "Deus", há sempre no grego um artigo definido (que nem sempre aparece em  português, apenas no grego), para diferenciar. João o evangelista em João 10:35 ao citar Salmos 82:6, que usa a palavra "Elohim", usa aqui a palavra "theos" sem artigo. Mesmo assim essa regra nem sempre funciona no caso do Deus verdadeiro, pois Satanás é chamado de Deus, com artigo e tudo, em II Coríntios 4:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário