"Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:35) "Onde estiverem reunidos, em Meu nome, dois ou três, lá estarei no meio deles." (Mateus 18:20)

Translate


Pesquisar

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Como o Espiritismo concilia a "Teoria da Evolução", se não existe o "Criador" ?,

Como o Espiritismo concilia a "Teoria da Evolução", se não existe o "Criador" ?,

Publicado por José Aparecido em 28 fevereiro 2012 às 14:19 em Tirando Dúvidas

Prezado Hilton, em resposta a sua pergunta:
Como o Espiritismo concilia a "Teoria da Evolução", se não existe o "Criador", a personificação de um ser como Deus. Para o Espiritismo, de onde vem a vida ?
conforme podemos ler em O Livro dos Espíritos na questão de n 1 os mentores respondem para Allan Kardec que Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Logo, tudo que tem vida emana do Criador, de Deus, dessa Inteligência Suprema.
Deus cria os Espíritos simples e ignorantes e ao longo do tempo eles – os Espíritos – vão evoluindo até atingirem o grau de perfeição relativa que lhes possibilitará uma compreensão mais ampla do Universo e da própria Criação. Com relação à Teoria da Evolução, de Charles Darwin, observe que ela foi elaborada depois da publicação de O Livro dos Espíritos. Note as datas, o Livro de Darwin sobre a Origem das Espécies foi publicado apenas no ano de 1859, já O Livro dos Espíritos, uma das obras básicas da Codificação Espírita, foi publicado em 18 de abril de 1857, ou seja, precedeu a teoria de Darwin.
Sugiro que assista ao filme Criação que narra a história de Charles Darwin e seu dilema de ter matado Deus por mostrar que somos oriundos de um incessante labor da natureza. No entanto, faltava a Darwin a explicação que a Doutrina Espírita proporciona mostrando que somos todos seres em evolução, e que a evolução em nada desmente a existência de um ser criador. Ou seja, o fato de estarmos evoluindo não corrobora com a inexistência de Deus, ao contrário, comprova tão somente a existência de Uma Inteligência Suprema que a tudo governa e rege na mais absoluta perfeição.
Um abraço,
Wellington Balbo

Leia também o artigo de autoria de Wellington Balbo:
O filme “Criação” de Charles Darwin



Wellington Balbo (Bauru – SP)
Wellington Balbo é professor universitário, escritor e palestrante espírita, Bacharel em Administração de Empresas e licenciado em Matemática. É autor do livro "Lições da História Humana", síntese biográfica de vultos da História, à luz do pensamento espírita, e dirigente espírita no Centro Espírita Joana D´Arc, em Bauru.
wellington_plasvipel@terra.com.br
Blog: http://wellingtonbalbo.blogspot.com/



http://amigoespirita.ning.com/group/tirando-duvidas/forum/topic/show?id=2920723:Topic:597621&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

Nenhum comentário:

Postar um comentário